Olá *aceno*
Esse ano o bichinho da leitura me picou e estou lendo bem mais que o normal, mas nesse final de Março comecei a ler vários livros que me deixaram meio, sei lá, querendo algo mais fluído, cheio de amor e não tão longo. Por sorte, eu recebi da editora seguinte o livro "Chuvas esparsa" da Rainbow Rowell que era exatamente o que eu estava procurando e -confesso- até um pouco mais.
Rainbown é uma autora conhecida pela suas obras mais famosas como a trilogia de Simon Snow e o polêmico "Eleanor e Park" (que eu descobri recentemente que foi cancelado). Mas é autora de livros incríveis como Fangirl (o meu favorito dela), anexos, ligações e mais alguns. Os livros dela são sempre aquele conforto para leitora ou leitor que quer encontrar o frappucciono delicinha de sempre: romances fofinhos. Nesse livro não fugimos disso, mas acrescentamos uma coisa: eles são em contos.
O livro e dividido em 9 contos - e alguns deles já haviam sido publicados em outros lugares, e dois deles eu já havia lido antes (o conto "meias-noites" na antologia de natal "o presente do meu grande amor"e o conto "escrito nas estrelas" já havia sido publicado em formato de livro pela editora Novo Século com o título "universos e afins"), mas confesso que foi muito legal reler de novo ao mesmo tempo que me entregava a novas histórias com personagens novos - ou velhos conhecidos...
Ao longo dos contos vemos várias histórias de amor -mas nem todas elas com um desfecho romântico. O que me impressionou foi como somos conduzidos a conhecer personagens complexo, que vão se desdobrando em dilemas que muitas vezes temos em nós. Há personagens de várias idades, personagens que não são bem o que aparentam, personagens confusos, com medo, apaixonados por algo ou se apaixonando. Temos enredos de segunda chances, de amigos que viram namorados, inimigos que viram amantes, noite de natal confusas e contos dentro da pandemia. Me peguei pensando como seria aquela sensação, revendo sensações antigas que fiz questão de enfiar num baú (alô, pandemia? ) de pensar naquelas analogias que fora usadas de maneiras explicitas ou muito metafóricas e adorei todas elas.
De longe o meu conto favorito foi "músicas para esquecer um ex de merda" que me entregou o que eu mais queria e me deixou com o coração quentinho! O conto que mais surpreendeu foi "mensagens confusas" e os que mais deixaram lé lé da cuca foram "O Príncipe e a Troll" e a "À Espera". Mas todos foram incríveis e me fizeram relembrar o gostinho delicioso que é ler e se deixar levar pela escrita da autora.
Queria destacar também a beleza desse livro!! Desde da capa, a ilustração, as letras (que não são pretas! Elas variam entre um roxo escuro e um verde que são lindinhos demais) fora que a tradução ficou ótima!
O livro ficou com 4,5 estrelas!
E você já leu? O que achou? Me conta aqui nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário