22 de abr. de 2024

Resenha: Uma Familía Feliz - Raphael Montes

 Um dos meus últimos recebidos da Companhia das Letras foi o laçamento Uma Familía Feliz do premiado Raphael Montes. 

foto autoral 


 No livro acompanhamos a história de uma familía perfeira: Um casal de classe média alta, que mora em um condomínio chic no Rio de Janeiro com suas duas filhas gêmeas. E tudo parece bem e a vida é boa por lá, até nossa protagonista - Eva- engravidar e a sua vida virar de cabeça para baixo. 

Acompanhamos a nada romatizada gravidez e as coisas estranhas que começam acontecer com Eva, conhecemos seus vizinhos, e as lutas de Eva antes de conhecer Vicente - seu marido, seu trabalho como cegonha de bebês reborn e a sua rotina. A história é conduzida com maestria e sentimos sempre que tem algo estranho no ar (quase como uma música que toca nos filmes de terror...), mas só vemos de fato quando o bebê nasce. Apagões, volência, rémedios, manipulações, julgamentos, mistérios... São temas que permeam a leitura e cuminam num final supreendente. 

Foi o primeiro livro do autor que li. Confesso que me supreendi com escrita e com a condução da leitura. Não é um gênero que eu tenho costume de ler  e foi uma leitura proveitosa ao mesmo tempo que incomoda pelo seus temas como: a descrença e a sobrecarga da mulher, a não romantização da gravidez, a construção de uma sociedade de classe média que não enxerga seus preconceitos tampouco seus prívilégios. O clima de estar sempre seguro mesmo que sempre vigiado, os easter eggs que aparecem na leitura e as várias hípoteses que são levantadas e seguem para outro caminho no final - não inovador, mas supreendente. 

O único ponto ruim da leitura é que só temos a visão de Eva do que está acontecendo e com um final trágico não conseguimos fechar todas as pontas que o livro abre e ficamos sem uma conclusão completa do que acontece após o capítulo 30 - que é o último, mas o primeiro também. 

Gostei bastante da leitura recomendo e estou muito louca para ver o filme. E você? O que achou?

4,5 / 5 ✰

Nenhum comentário:

Postar um comentário