Recentemente li "Porque Escrevo" do renomado autor Geroge Orwell e ler esse livro como primeira leitura foi uma experiência interessante.
O livro se divide em 4 ensaios de tamanho e reflexões diferentes ainda que parecidas. Temos como primeiro ensaio aquele que da nome ao livro onde nosso escritor reflete a natureza da escrita e dos escritores, como o caminho do mesmo o levou até ponto de precisar escrever e ser escritor.
"Desde muito pequeno, talvez com cinco ou seis anos de idade, eu sabia que devia ser escritor quando crescesse. Mais ou menos entre dezessete e 24 anos, tentei abandonar essa ideia, mas o fiz consciente de que estava ultrajando a minha verdadeira natureza que m ais cedo ou mais tarde teria de me conformar e escrever livros"- pág 09
"escrever um livro é uma luta horrível e exaustiva, como o longo acesso de uma enfermidade dolorosa" pág 18
Hora esperançoso, hora sem esperança encontramos em seus escritos um versão muito clara do viés político de Owell e a vivência de um escritor com conhecimento político vivendo numa guerra. é muito diferente dos relatos que se pode ter de um livro de história. Com o tato perfeito para escrita, nos deixamos levar por suas ideias e suas palavras a cuminar em olhar para o próprio presente e ver os caminhos mias claros que foram tomados pelas nações até os dias atuais.
Mesmo que não seja o seu estilo livro fica aqui a minha recomendação. Uma leitura que precisa de cuidado, porque tem vários termos um pouco difíceis de entender e ao mesmo tempo se torna um a leitura mais lenta pelo seu nível de complexidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário