Olá *aceno*
Desde o começo do ano eu tenho lido bem mais que o normal - e tem vários motivos para isso. Mas depois de uma crise de ansiedade daquelas meu ritmo deu uma pausa brusca. Eu passei a não ficar tão interessada nas leituras atuais, ler um pouco e já pular para outra leitura sem dar continuidade em nada, mas teve um livro que eu peguei (ou ele me pegou ) no meio desse caminho e virou um favorito da vida!
A ladra amaldiçoada - Margaret Owen - Editora Seguinte
Vanja é uma criada, e desde cedo aprendeu que nenhum presente é de graça. Quando suas madrinhas, as deusas Morte e Fortuna, exigem um preço alto por sua ajuda, a garota decide tomar as rédeas do seu futuro... e roubar a identidade de Gisele, a princesa que deveria servir. Agora, ela tem um álibi para frequentar as festas da nobreza e roubar as joias que vão financiar sua grande fuga. Até que, perto de conquistar sua liberdade, a jovem cruza o caminho da deusa errada e sofre uma maldição: seu corpo vai, aos poucos, se transformar nas pedras preciosas que ela tanto ama.
Vanja tem duas semanas para descobrir como quebrar a maldição e escapar. O que já seria bem difícil sem um jovem detetive no seu encalço. Será que Vanja finalmente encontrou alguém páreo para sua inteligência -- e capaz de mexer com seu coraçãob
Com ilustrações da própria autora, este é o primeiro volume de uma série de fantasia sobre identidades roubadas, romances inesperados e garotas que estão longe de serem mocinhas. fonte: site Cia das Letras
Na história acompanhamos Vanja, que após ter sido abandonada pela mãe numa floresta fria se torna afilhada da Morte e da Fortuna, e posteriormente uma criada num castelo estilo idade medieval em um mundo cheio de magias e segredos; dominado pelo poder, desejo e ganância. Ela logo percebe que se quiser fugir das escolhas e situações que foi imposta ela precisa ser esperta, precisa arrumar uma quantidade de dinheiro e ir embora. E o seu plano se realiza ao roubar a identidade de sua princesa e viver como ela enquanto faz roubos nas casa mais ricas sem ser identificada. Mal sabe ela que seus planos estão prestes a ser interrompidos por um Prefeito Mirim que vai investigá-los a fundo e descobrir muito mais do que se esta aparente...
Eu particularmente amei o livro do começo ao fim. Li rápido e devagar. Queria devorar ele e não queria que acabasse nunca! Fui guiada pro a história de uma ladra que tem todos os motivos do mundo para roubar, e recebe uma maldição por isso, e vi ela aprender com os erros e entender que o mundo nem sempre está contra ela e que não tem problema ser quem é. Em diversos momentos me senti conectada com a Vanja, me vi sentindo os mesmo sentimentos em outras ocasiões, me peguei pensando que eu teria as mesmas reações ou nunca pensando em agir como ela agiu. Vi uma menina que aprendeu muitas coisas do mundo de uma maneira ruim e que deixou o medo guiar ela tanto para lugares legais quanto para muito (e mais frequentes) para lugares escuros e frios.Temos também os outros personagens que são incríveis! Emeric é um Prefeito Mirim - que nesse mundo é uma espécie de investigador de polícia que é subestimado por ser novo e ter aquele aspecto de não saber o que está fazendo - spolier: não se deixe levar. Temos Gisele, nossa princesa, que tem um relacionamento complexo com Vanja, mas é uma prova muito legal sobre crescimento e sobre entender seus sentimentos e seus erros. A Ragne que nunca errou e se errou foi tentando acertar, e a Joniza que é nada a menos que nossa maioral!
E o que mais marca na história é: ela super bem e escrita! Vemos a evolução da Vanja, Emeric, Gisele e os outros personagens de maneira real, com sentimentos bons e ruins, os relacionamentos e esse algo a mais e que realmente tem um propósito e um conexão! O desenvolvimento é absurdamente fluido. E de tudo, o que eu mais gostei, foi que as coisas se encaixam!! Não há apontas soltas, tudo que acontece na história é usado com um propósito, causa e consequência, uma coisa que vejo em poucos livro... Nenhum elemento está lá só por estar e eu achei isso mágico!
A tradução foi excelente. A forma como eu senti esse livro foi absurda! A ÚNICA coisa que me incomodou foi a quantidade de palavras diferentes e específicas que tinham no livro e como eu tava no kindle não consegui ficar indo no glossário que estava no final, mas de resto tudo perfeito 10/10.
Esse livro mexeu muito comigo e apesar de ter um estilo um pouco mais juvenil, que pode ser que não agrade a todos, é um história fantástica que todo mundo deveria, no mínimo, experimentar.
E POR FAVOR LEIAM PARA EDITORA TRAZER OS OUTROS VOLUMES QUE ESTÃO NA GRINGA! EU PRECISO DE MAIS DESSE POVO.
NOTA: 5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário