17 de jan. de 2024

As 5 coisas que eu aprendi em um ano tentando fazer um bookgram dar certo

 


 No dia 14 de Janeiro o sofe.books fez um ano de vida e eu vou contar em 5 tópicos o que eu aprendi nesse tempo:

  • Crescer é um processo-Eu comecei a ter blogs muito cedo - lá pelo 13 anos- e eu sempre sempre quis crescer, ter parcerias, conhecer pessoas e ir em eventos e eu achava que o blog ia ser a minha porta de entrada para isso e confesso que até cheguei achar que o bookgram poderia também, mas sendo sincera, ele é, mas ás vezes não é como imaginamos e ta tudo bem. O que não dá é surtar e ficar só querendo crescer pelos números,  porque você perde a melhor parte de tudo isso:  a leitura, os amigos que você pode fazer, a oportunidade de fazer as coisas do seu jeito. 
  • Você pode descobrir mais sobre você - quando eu comecei o bookgram eu tinha uma ideia do que queria e hoje em dia eu já tenho outra, sobre o que eu acho legal e o que eu não acho, sobre os conteúdos que a gente sabe que é de verdade e os que fazemos para os números crescerem e etc. Você descobre coisas boas sobre você e coisas não tão boas também e isso é muito legal. 

  • Há diferenças entre consumir mais bookgram para ler mais ou para comprar mais.  - Vivemos numa sociedade capitalista, comprar é muito gostoso, mas ler também é e as vezes esquecemos do prazer de ler. Vejo muita gente dando dicas de que é legal seguir mais perfils que falam de livros para ler mais, mas muitas vezes, eu me vi comprando muito e lendo quase nada seguindo a mesma dica (e ainda estou tentando mudar isso), então cuidado.

  • Você lê porque você gosta ou porque tem uma meta a bater? O final do ano chega sempre para deixar todo mundo mal com a quantidade de livros que não leu.... Eu confesso, eu fiquei assim também. E pior: as vezes eu leio coisas só para ter mais lidos no mês, e não porque eu realmente quero ler esse livro. (lembra do autoconhecimento?). Mas não me entenda mal, metas são legais, quando você tem um objetivo as coisas se tornam mais específicas, só não devemos confundir.

  • Ter um bookgram é muito legal!  Eu comecei o bookgram porque eu queria focar em coisas que me fizessem bem porque sabia que meu ano teria muitos desafios e vou ser sincera, muitas vezes foi focar aqui que me deu eu precisava. Foi incrível começar esse projeto e com certeza vai ser bem mais incrível continuar ele. 
Obrigada por acompanhar essa jornada! Que venham mais anos e mais coisas incríveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário