22 de jan. de 2024

Lore Olympus: um Olimpo que você nunca viu

lateral da capa de Lores Olympus 1 - em inglês


Que eu sou apaixonada por histórias que falam dos deuses do Olimpo não é novidade, certo? Mas quando você tem uma graphic novel que conta de uma forma complexa, cheia de camadas com um estilo bem contemporâneo  história que sempre pareceu meio misteriosa e sombria de dois deuses do Olimpo com as tropes que a gente mais ama, fica impossível não se apaixonar!

 Lore Olympus - histórias do Olimpo conta a história de amor de Hades e Perséfone de um jeito muito diferente do que ouvimos. Sabe aquela versão de que  Hades a obriga a jovem deusa Perséfone ficar com ele no mundo sombrio e escuro nada a ver com a deusa da primavera e da fertilidade? Não é bem assim por aqui. Em um versão onde os deuses são quase como empresários (pelo menos os 3 grandes) Hades é um charmosos proprietaio do submundo e Perséfone é uma jovem deusa indo pra faculdade e que se conhecem numa festa dada por Hera. E entre muitas confusões acabam se conhecendo mais de perto deixando brotar algo entre eles. Mas as coisas não são tão simples. Com muita gente focada em afastá-los temos camadas de personagens, assuntos fortes que podem ser gatilhos ( como violência sexual) com ciumes e inveja e é claro: muita fofoca.

 A autora leva a história a um rumo que nos deixa sem fôlego e os desenhos são lindos e seguem uma paleta de cores impecável! 


E sim, é um esquema de pirâmide! 

O livro um termina já te dando um vontade louca de ler o 2 e assim por diante. Atualmente eu só li os dois primeiros e preciso demais ler os outros! A boa noticia é que se você souber inglês pode ler gratuitamente e legalmente no site webtoon.

Nota:5/5 

Você já leu? O que achou ?










17 de jan. de 2024

Opinião: Vermelho, Branco e Sangue Azul

           
Tem livros que são lentos e com capítulos logos e você precisa procurar motivos para ler e temos vermelho branco e sangue azul que tem capítulos logos, história lenta e muitos motivos para ler

AVISO: essa resenha contém spoilers do livro e do filme 

Tô numa vibe atualmente de ler livros antes de ver o filme ou a série, por que agora estamos numa vibe de adaptações muito boas e muito fieis e eu preciso entender o livro primeiro. Por isso fiz a leitura coletiva no instagram com duas amigas para ler esse romance que era um dos livros que  deveria ter lido em 2022 e o filme já estava na portinha. 

E primeira impressão? Devagar. 

Eu particularmente gosto de leituras mais rápidas, em que eu não precise passa tanto tempo em um único capítulo porque isso interfere diretamente na minha leitura. Parece que um capítulo que acontece muita coisa - como é o caso do livro - me deixa sem saber onde houve uma divisão ou porque teve uma divisão naquela parte. Mas mesmo assim continuei a leitura e para mim houve uma das coisas mais legais que eu já vi nos livros: Pessoas de 20 poucos anos que parecem ter 20 poucos anos.

O livro é um new adult - um dos primeiros que para mim não vem taxado só como sexo, mas com um monte de duvidas de quem se é e o que se quer fazer da vida. Sobre conhece pessoas, mas as vezes ainda se sentir muito novo diante de situações que você supostamente deveria ser maduro. Fora as piadas, os amigos (ou não amigos) você compreende situações de um jeito diferente. A parte do se apaixonar devagar e pelos motivos certos que acontecem entre os meninos me conquistou demais - ainda mais quando eles estão sendo muito nerds sobre os assuntos que amam.





O filme me deixou triste, apesar de ser extremamente igual visualmente, pelo fato de não ter a construção real de um relacionamento que não é apenas sobre meninos em lugares de poder se apaixonando, mas também por existir em um lugar do mundo que não era permitido para você e ter alguém que te entende e passa exatamente  a mesma coisa que você. 

As minhas personagens favoritas foram as mulheres que botam ordem na vida do Alex. O jeito delas de serem fortes ao mesmo tempo firmes e protetoras quando necessário foi maravilhoso!

O livro é muito incrível, devagar, mas uma história bem contada que e pegou mais pelas famílias e pelos personagens do que pela história em si. 

Gostei? Sim! Valeria  hype para mim? sim.

Nota: 5/5 ⭐ 

As 5 coisas que eu aprendi em um ano tentando fazer um bookgram dar certo

 


 No dia 14 de Janeiro o sofe.books fez um ano de vida e eu vou contar em 5 tópicos o que eu aprendi nesse tempo:

  • Crescer é um processo-Eu comecei a ter blogs muito cedo - lá pelo 13 anos- e eu sempre sempre quis crescer, ter parcerias, conhecer pessoas e ir em eventos e eu achava que o blog ia ser a minha porta de entrada para isso e confesso que até cheguei achar que o bookgram poderia também, mas sendo sincera, ele é, mas ás vezes não é como imaginamos e ta tudo bem. O que não dá é surtar e ficar só querendo crescer pelos números,  porque você perde a melhor parte de tudo isso:  a leitura, os amigos que você pode fazer, a oportunidade de fazer as coisas do seu jeito. 
  • Você pode descobrir mais sobre você - quando eu comecei o bookgram eu tinha uma ideia do que queria e hoje em dia eu já tenho outra, sobre o que eu acho legal e o que eu não acho, sobre os conteúdos que a gente sabe que é de verdade e os que fazemos para os números crescerem e etc. Você descobre coisas boas sobre você e coisas não tão boas também e isso é muito legal. 

  • Há diferenças entre consumir mais bookgram para ler mais ou para comprar mais.  - Vivemos numa sociedade capitalista, comprar é muito gostoso, mas ler também é e as vezes esquecemos do prazer de ler. Vejo muita gente dando dicas de que é legal seguir mais perfils que falam de livros para ler mais, mas muitas vezes, eu me vi comprando muito e lendo quase nada seguindo a mesma dica (e ainda estou tentando mudar isso), então cuidado.

  • Você lê porque você gosta ou porque tem uma meta a bater? O final do ano chega sempre para deixar todo mundo mal com a quantidade de livros que não leu.... Eu confesso, eu fiquei assim também. E pior: as vezes eu leio coisas só para ter mais lidos no mês, e não porque eu realmente quero ler esse livro. (lembra do autoconhecimento?). Mas não me entenda mal, metas são legais, quando você tem um objetivo as coisas se tornam mais específicas, só não devemos confundir.

  • Ter um bookgram é muito legal!  Eu comecei o bookgram porque eu queria focar em coisas que me fizessem bem porque sabia que meu ano teria muitos desafios e vou ser sincera, muitas vezes foi focar aqui que me deu eu precisava. Foi incrível começar esse projeto e com certeza vai ser bem mais incrível continuar ele. 
Obrigada por acompanhar essa jornada! Que venham mais anos e mais coisas incríveis.